quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

TRABALHANDO COM SEÇÕES NO WORD 2007

Este tutorial ensina a trabalhar com seções no Microsoft Word 2007.

Há várias situações que necessitamos de seções no documento, para por exemplo, digitação de um trabalho acadêmico, onde as primeiras folhas do trabalho não devem ser numeradas, onde também há a necessidade ter folhas na orientação paisagem e retrato no mesmo arquivo.

No Office 2007 siga os seguintes passos:

1º Clique em Layout da Página.
(Clique na imagem para ampliar)
 2º Clique no ícone abaixo para abrir a caixa de diálogo Configuração da Página.

3º Na caixa de diálogo Configuração da Página, clique na guia Layout.
(Clique na imagem para ampliar)

 
Deixe a configuração igual a da imagem acima, em seguida clique no botão Ok.

4º Clique em Quebras

(Clique na imagem para ampliar)

Você terá as seguintes opções de quebras de Seção:
  • Próxima Página: Insere uma quebra de seção e inicia a nova seção na página seguinte.
  • Contínuo: Insere uma quebra de seção e inicia a nova seção na mesma página.
  • Página Par: Insere uma quebra de seção e inicia a nova seção na próxima página com número par.
  • Página Ímpar: Insere uma quebra de seção e inicia a nova seção na próxima página com número ímpar.

No nosso tutorial vamos configurar um arquivo para digitarmos um trabalho acadêmico, no qual terá capa, folha de rosto, dedicatória, agradecimentos, epígrafe e índice como página que não serão numeradas, mas serão contadas, introdução, desenvolvimento, conclusão e bibliografia como páginas numeras e a numeração começando em 4.

Para esse exemplo, iremos usar a opção Próxima Página. Então, no menu Quebras, clique na opção Próxima Página.

Observe que será inserida mais uma página no documento, neste momento o seu documento ficará com duas páginas, na primeira iremos criar a capa.

Logo após digitar a última palavra da capa, pressione a tecla CTRL + Enter, isso irá criar uma nova página dentro da primeira seção. Na nova página digite a folha de rosto.

Repita o processo para dedicatória, agradecimentos e epígrafe, depois de digitar o epígrafe não use o CTRL + Enter, simplesmente clique na última folha que é a primeira folha da segunda seção.

Digite o seu desenvolvimento, quando terminar o desenvolvimento use CTRL + Enter para criar uma nova página, digite a conclusão, depois que terminar a conclusão use novamente o CTRL + Enter e na nova página digite a bibliografia.

INSERINDO NUMERAÇÃO
1º Clique no menu Inserir, localize o conjunto de ícones, igual a imagem abaixo.

2º Clique na opção Número de Página.

3º Clique na opção Formatar Números de Página..., isso é necessário, pois temos que indicar qual será o número de início, pois tempos páginas que não serão numeradas, mas serão contadas.

 4º Na caixa de diálogo Formatar número de página, na seção Numeração da página, escolha a opção Iniciar em, e informe o número 4.


5º Clique em Número de Página, novamente.

6º Escolha a opção Início da Página, em seguida escolha a opção Número sem formatação 3. Veja a indicação da imagem abaixo.

(Clique na imagem para ampliar)

7º Observe que neste momento todas as páginas do documento serão numeradas, isso acontece porque as seções estão vinculadas, para atingir o nosso propósito, precisamos desvincular as seções.

8º Localize o grupo de ícones, Navegação, esse da imagem abaixo.

Observe que o botão Vincular ao Anterior, está ativado, clique nele para desativar e consequentemente desvincular as seções.


Autor: Adailton Rorigues de Souza
www.adassoft.com

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